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Entenda a diferença entre assessoria de imprensa e publicidade 

Entenda a diferença entre assessoria de imprensa e publicidade 

Entenda a diferença entre assessoria de imprensa e publicidade: Muitos clientes que buscam informações sobre nosso trabalho tem esta dúvida recorrente, por isso vamos te explicar as diferenças.

A assessoria de imprensa tem entre seus objetivos identificar, junto a seus clientes, assuntos que sejam do interesse coletivo, para que sejam sugeridos visando a publicação como matérias em veículos de comunicação. Para isso, o contato é feito com jornalistas e editores. A publicidade também divulga informações sobre o cliente, em forma de anúncios, com foco não no interesse público, mas na venda dos seus produtos e serviços. Para isso, o contato é feito com o departamento comercial dos veículos para a definição e compra de espaços publicitários para veiculação dos anúncios e/ou comerciais.

Outra diferença é que a assessoria de imprensa não tem o controle total da informação a ser publicada. A assessoria envia um release para um veículo e a partir daí o jornalista pode publicar o release na integra, apenas parte dele, fazer uma nota, ou ainda, realizar uma entrevista com o cliente e publicar uma matéria de destaque. Tudo vai depender do interesse do veículo no assunto sugerido.

Portanto, a assessoria de imprensa não pode garantir ao seu cliente que determinada matéria será publicada em determinado espaço. Já a publicidade compra um espaço específico e há controle total sobre o conteúdo. O anúncio será publicado exatamente conforme criação da agencia de publicidade, no espaço comprado pelo cliente.

A assessoria de imprensa não paga para obter a publicação de matérias. Os assuntos, quando do interesse do veículo, são publicados como matérias ou notas em revistas, jornais, sites, ou são realizadas reportagens em televisão ou rádio, em espaço editorial gratuito. No caso da publicidade, é sempre necessário pagar pelo espaço publicitário (anúncio em jornal, revista, comercial de rádio, TV etc.). Entenda a diferença entre assessoria de imprensa e publicidade 

Pelo fato de a publicidade envolver o pagamento do espaço, o consumidor sabe que a informação veiculada no anúncio é produzida pela empresa, que obviamente, divulgará apenas aspectos positivos de seu produto ou serviço. A assessoria de imprensa, ao conquistar espaço editorial gratuito, agrega credibilidade ao assunto divulgado, uma vez que o público sabe que, em uma matéria, quem transmite a informação é um jornalista imparcial, não a própria empresa.

Como a publicação de matérias não é paga, o cliente pagará apenas pelo serviço prestado pela assessoria de imprensa. No caso da publicidade, além de pagar pelos serviços da agencia de publicidade, que envolvem a criação dos anúncios, plano de mídia, entre outros, o cliente pagará pelo espaço publicitário (anúncio na revista, comercial na televisão, etc), que tem custos extremamente altos.

PUBLICIDADE E PROPAGANDA: O QUE É?

Já quando falamos de propaganda, pensamos em grandes comerciais de TV e rádio ou anúncios em jornais, revistas, sites e blogs. Esses espaços possuem tempo ou tamanho predeterminados pelos veículos e podem ser adquiridos por quem estiver disposto a pagar por eles. A mensagem do anúncio é determinada pelo contratante, que falará o que desejar sobre si, com a garantia de publicação pelo período contratado na publicidade.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE MATÉRIAS PUBLICADAS NA IMPRENSA E OS ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS COMPRADOS?

A primeira coisa que devemos pensar é: você gosta de ver anúncios na sua tela? Dados do estudo mostram que 53% das pessoas conectadas a internet usam bloqueadores de anúncios sempre ou com alguma frequência, e que 29% dos consumidores preferem pagar para ter acesso a conteúdo sem publicidade. Esses dados dizem muito sobre como está a relação dos consumidores com a propaganda, ou seja, para alguns se tornou cansativa e indesejada.

Atualmente, o consumidor busca conteúdos que agreguem conhecimentos e informações para a sua vida. Deste modo, produzir uma matéria com dicas úteis para que os clientes de determinada companhia consigam desfrutar ainda mais dos produtos é uma forma de divulgar o posicionamento da empresa e ajudar os compradores.

Além disso, com a publicação desse material em um veículo relevante, a organização terá ainda mais credibilidade e a confiança do público, que entende que o jornal e o próprio jornalista estão agindo como influenciadores e recomendando aquele negócio.

O impacto da assessoria de imprensa é na credibilidade da empresa, no relacionamento com clientes, com jornalistas e, indiretamente, nas vendas, já que uma empresa confiável tende a vender mais. Mas esses dados podem ser mais difíceis de serem calculados, diferentemente de um espaço publicitário online. Quando compramos anúncios, as informações do funil de vendas ficam mais claras de serem apresentadas, já que é possível traçar e acompanhar a jornada do consumidor.

POR QUE COMPRAR ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS?

Existem muitos anúncios publicitários que nos enchem os olhos. Um comercial de Natal bem feito pode despertar a esperança e a renovação que acompanha essa época do ano; um anúncio carinhoso para o Dia das Mães pode nos trazer lembranças da nossa própria família; e um grande banner nos convidando para uma mega promoção relâmpago pode facilmente nos atrair para as compras.

Mas temos visto nos últimos anos que, para isso acontecer, o investimento do cliente deve ser bem alto. Além de gastos com o valor da própria agência que será responsável pela criação da mensagem chave, design e negociação, os espaços publicitários são comprados separadamente e não costumam ser baratos.

Com isso, o investimento do Brasil em publicidade em 2020 chegou a R$ 5,7 bilhões nos primeiros seis meses do ano. Mesmo parecendo um valor alto, o número é 30% menor do que o movimentado pelo mercado em 2019, onde o investimento global fechou na casa dos 600 bilhões de dólares.

Além disso, o conteúdo deve ser produzido com cuidado e de forma estratégica, sem contar grandes vantagens ou mentiras sobre o produto ou a empresa. Segundo dados do estudo sobre comunicação autêntica no mundo da desconfiança feito 31% das pessoas se informam pela publicidade própria das marcas, mas, destas, apenas 33% confiam nos seus conteúdos. O cenário se tornou duvidoso para os consumidores e as marcas devem tomar grande cuidado com o que dizem sobre si, para não gerar uma expectativa que não será correspondida.

POR QUE CONTRATAR UMA ASSESSORIA DE IMPRENSA?

Uma grande reclamação dos consumidores é a frequência dos anúncios que aparecem em suas telas. Segundo o estudo sobre audiência e anunciantes realizado pela Kantar, 70% das pessoas afirmam que veem os mesmos conteúdos várias vezes de forma repetitiva. Isso é muito diferente de uma matéria jornalística, que o leitor está ali porque quer, quantas vezes e pelo tempo que achar necessário. Essa é uma comunicação menos invasiva, onde a empresa não está sobrecarregando ninguém com informações não solicitadas.

A assessoria de imprensa vai trabalhar o relacionamento da organização com os formadores de opinião que conversam com o público estratégico da companhia. A ideia é tornar a empresa uma referência no assunto em que ela é especialista, com matérias, reportagens, entrevistas e todas as ferramentas disponíveis no universo das Relações Públicas.

Entenda a diferença entre assessoria de imprensa e publicidade 

Outro ponto da assessoria de imprensa, é que o trabalho feito pela agência não pode ser comprado. Os espaços conquistados para o cliente não possuem nenhum custo extra e tendem a permanecer disponíveis por anos, mas isso também torna o trabalho mais árduo. A construção da reputação da empresa não se dá do dia para a noite, é uma obra feita com cautela, estratégia e paciência.

Para diferenciá-las, lembre que a assessoria de imprensa faz um trabalho mais próximo do jornalismo. Por outro lado, a assessoria de comunicação se aproxima de um serviço de publicidade e propaganda.

Além disso, não é incomum encontrar assessorias de imprensa que realizam trabalhos de assessoria de comunicação ou publicidade. O contrário também pode ser possível.

Contudo, seja qual for o caso, é fundamental entender as diferenças entre ambos. Assim, ficará mais fácil escolher aquele que melhor atende às necessidades da sua empresa junto a PW- Assessoria de Imprensa e Comunicação.

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