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Afinal, o que é Branded Content?

Afinal, o que é Branded Content?

Afinal, o que é Branded Content? Esta é uma pergunta muito frequente entre nossos clientes e decidimos te explicar o Branded Content é uma técnica de marketing poderosa que pode conquistar a atenção do seu público em mídias diversas, construir confiança entre o consumidor e a marca e aumentar a receita da marca. Quando bem feito, esse tipo de conteúdo pode ser extremamente bem-sucedido e impulsionar os seus resultados de marketing.

Antes de qualquer coisa, precisamos entender direitinho o que ele significa. Fazendo uma tradução literal para o português, Branded Content pode ser entendido como “Conteúdo de Marca”. Em outras palavras, estamos falando de criar conteúdos que possuem relação direta com o mundo em que a sua marca está inserida.


Adaptável e flexível, o Branded Content está situado em uma área do marketing que abrange três pilares básicos: entretenimento, informação e publicidade. Outro ponto positivo deste recurso e que pode ser muito bem explorado é a grande gama de formatos e canais à disposição dos profissionais que trabalham com Branded Content. Vamos mostrar tudo isso a você ao longo do artigo.

Como produzir conteúdo de marca?

Para desenvolver branded content para a sua marca, você precisa saber primeiramente que essa estratégia pode ser realizada em diversos canais de comunicação e também em variados formatos.

Não há regra para o conteúdo da marca ser um sucesso entre os clientes, mas existem fatores que podem colaborar, e muito, para que a informação produzida pela sua empresa seja vista com bons olhos.

Relevância do conteúdo

Não adianta produzir conteúdo de marca que você acredita ser interessante e não focar nas necessidades do público-alvo.

Desenvolva material que chame a atenção dos seus clientes por meio da curiosidade, da surpresa, da novidade e da importância que ele vai ter para o seu nicho.

Para gerar interesse no seu conteúdo, nada melhor do que quebrar as expectativas do seu cliente. Oferecer algo que ele nunca imaginou que a sua empresa ofereceria pode ser um bom caminho a ser seguido.

Se você tem uma empresa mais séria, por que não tentar um conteúdo mais solto, aproximando-se da barreira do humor? Só não pode perder o sentido e produzir conteúdo que não seja condizente com os seus valores.

Engajamento com o cliente

A sobrevida de publicações, como textos, imagens, vídeos e áudios, na internet é muito curta.

Com produção de materiais acelerada é cada vez mais difícil tornar um conteúdo de marca popular por um extenso período.

Para que a sua estratégia de branded content seja bem-sucedida, aposte em conteúdo que gere engajamento com seu cliente.

Portanto, tornar o conteúdo da sua marca popular por mais tempo é essencial que ele seja disseminado para o maior número de pessoas.

Entretanto, você vai precisar contar com o interesse dos seus clientes, é mais provável que eles compartilhem em seus perfis de redes sociais e comentem com os amigos em rodas de conversas.

O branded content é imprevisível, por depender do interesse dos consumidores, acaba fugindo do controle total das marcas, afinal, o que é Branded Content?


Aqui, duas palavras desempenham papel fundamental. São elas: relevância e qualidade. Ou seja, todo o conteúdo produzido em uma estratégia de Branded Content pela sua empresa precisa pensar no seu público-alvo: esse material será interessante para ele? Irá chamar a sua atenção? Irá de fato ajudá-lo no seu dia a dia?


Se as respostas forem afirmativas, parabéns! Você está no caminho certo. Neste cenário, a forma de divulgar e perceber a sua marca muda significativamente. Em vez de associar a sua empresa a anúncios e propagandas, que muitas vezes não são bem recebidos ou são ignorados pela audiência, ela passa a ser relacionada com diversão e informação, o que é muito mais valioso para o seu público-alvo.

Além do que os dados apontam, veja outras vantagens dessa estratégia para o seu negócio: 

  • Gera conversação e notoriedade em torno da marca. Mais do que buscar uma venda direta ou conversão, esses conteúdos buscam impactar o público e gerar conversas em torno da marca. 
  • Oferece valor agregado para o usuário. Normalmente pensamos na publicidade como um preço a pagar para consumir o conteúdo que realmente nos interessa, mas o conteúdo de marca busca inverter essa ideia e criar um conteúdo que os usuários realmente queiram consumir. Geralmente, esse valor agregado vem na forma de entretenimento.
  • Cria vínculo emocional com o consumidor. Nem todo mundo sabe que 95% das nossas decisões ocorrem de forma intuitiva e emocional. Aliás,  usar emoções para persuasão remonta aos tempos de Aristóteles e ainda hoje é uma técnica eficaz quando aplicada à publicidade. O conteúdo de branded content não busca usar argumentos racionais sobre por que uma marca é melhor do que a concorrência, mas busca se conectar com o público em um nível mais íntimo.
  • Pode ser apresentado em vários formatos e canais. O branded content é um conceito muito flexível, podendo ser adaptado para diversos formatos e canais: conteúdo de vídeo, podcasts, eventos e muito mais. Melhor ainda: ainda  é possível combinar vários deles para contar a história da marca. 
  • Não é invasivo. Anúncios de TV, ou formatos digitais como banners e pop-ups, baseiam-se em abordar muito diretamente o usuário, “roubando” seu tempo e atenção. Já o conteúdo de marca busca que o usuário o consuma mais voluntariamente.
  • Melhora o posicionamento da marca. Em vez de apenas repetir um slogan, esse tipo de conteúdo conta uma história que representa os valores que queremos associar à marca. Desta forma, as associações positivas e as características associadas à nossa marca ficam gravadas na memória do público.
  • Gera engajamento e lealdade. O conteúdo de marca não busca apenas ser consumido passivamente, como no caso dos anúncios tradicionais, mas quer provocar uma resposta engajada do usuário. Assim, o público se envolve com a marca em um nível mais profundo e, eventualmente, pode se tornar leal mais facilmente.

Conclusão

Afinal, o que é Branded Content? As empresas estão cada vez mais preocupadas com a imagem que constroem diante da sua audiência. Afinal, uma coisa é fato: os consumidores estão procurando cada vez mais organizações que reforcem os valores em que eles acreditam, como sustentabilidade e amor ao próximo. Mais do que trabalhar esses valores, é preciso mostrar ao seu público-alvo o seu posicionamento e a melhor forma de fazer isso é através de conteúdo relevante e de qualidade.


É aqui que o Branded Content ganha destaque. Ele nasceu justamente para preencher essa lacuna e ajudar empresas de todos os tamanhos a conquistar o seu espaço e a atenção dos seus clientes e possíveis clientes. Por isso a importância de entender e aplicar esse conceito corretamente. 


Aqui, o consumidor é o ponto central de todo o planejamento. Entenda quem é o seu público-alvo e quais valores em comum vocês compartilham. A ideia é gerar identificação e, consequentemente, engajamento. Desta forma, o conteúdo viralizará e se espalhará sozinho, sem que você precise fazer grandes investimentos para isso. A sua marca atingirá um número alto de pessoas graças à qualidade e relevância do seu material.


O conteúdo é primordial e desempenha papel muito importante para o sucesso de qualquer plano de Branded Content. Aqui na PW- Assessoria de Imprensa e Comunicação, estamos preparados para ajudá-lo nesta estratégia de marketing de conteúdo. Contamos com um time de profissionais qualificados e experientes, pronto para desenvolver os melhores roteiros e textos para a estratégia da sua empresa.

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